Quais as potencialidades da Internet como recurso educativo? Paulo Serra fala de que formas a Internet pode ser utilizada no auxilio a aprendizagem dos estudantes.
Serra:
Devido as suas características específicas enquanto meio de comunicação, a
Internet não uma revolução como muitas vezes se anuncia, mas a ampliação e o
aprofundamento de cada uma das possibilidades educativas já permitidas, há
muito por meios como a rádio ou a televisão. Mais concretamente, a Internet
pode ser usada como: fonte de informação; recurso pedagógico-didáctico; objecto
de estudo. Dada a sua natureza digital, interactiva e colaborativa, a Internet
tem vindo a ser vista, praticamente desde os seus inícios, como uma espécie de
biblioteca universal, em que podemos encontrar tudo o que queremos, desde a
informação mais simples à informação mais especializada.
Leigo: Onde precisamente encontramos essas informações?
Serra:
Seja nas diversas enciclopédias digitais, nas diversas bibliotecas temáticas,
seja nos diversos portais ou ainda nos diversos motores de busca. E podemos
descarregar essas informações de forma gratuita.
Leigo:
E como é que a Internet pode ser usada dentro das salas de aula?
Serra:
A Internet funciona de forma perfeita como fonte de informação – e ponto de
partida – dos temas a tratar, de forma mais aprofundada e/ou alternativa, pela
própria escola. Neste âmbito, projectos como a Wikipédia ou o Youtube têm vindo
a assumir, nos últimos tempos, uma relevância tanto no que se refere à
quantidade e qualidade dos recursos disponibilizados como à quantidade dos seus
visitantes e utilizadores.
Leigo:
E como é que pode ser usado como recurso pedagógico-didáctico?
Serra:
Mediante um computador e um projector de vídeo, a exposição do professor ou dos
alunos pode apoiar-se nos vários recursos disponíveis na Internet – textos,
gráficos, fotográfias, vídeos, etc –, seja de forma directa e imediata, em
tempo real quer depois de ser sujeita a determinado tratamento. Ainda é possível
utilizar a Internet para disponibilizar aos alunos o conteúdo das aulas. Essa
informação pode ser colocada numa página Web ou enviada por e-mail.
Leigo:
E como funciona como objecto de estudo?
Serra:
À semelhança do que acontece com os outros media, a Internet é ou deve ser
objecto de estudo e análise não só nas disciplinas criadas para a promoção da
chamada literacia informática – como é o caso das disciplinas de Tecnologias de
Informação e da Comunicação – mas também em disciplinas de âmbito mais geral
como a sociologia, a antropologia, a economia, o português, etc, que procuram
estudar as diversas questões da informação e da comunicação, em particular, os
funcionamentos e efeitos sociais próprios das TICs. As características específicas
da Internet enquanto meio de comunicação faz com que se a considere um meio
amigável para a escola e a sua cultura escrita de base humanista.
Referência: SERRA, Paulo. (2007). A internet como recurso educativo: Texto da comunicação apresentada nas Jornadas Pedagógicas da Covilhã, organizadas pelas Escola Secundária Frei Heitor Pinto e que tiveram lugar no Auditório da Anil, nos dias 2 e 3 de Março de 2007.