quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A Internet como recurso educativo


Quais as potencialidades da Internet como recurso educativo? Paulo Serra fala de que formas  a Internet pode ser utilizada no auxilio a aprendizagem dos estudantes. 

Serra: Devido as suas características específicas enquanto meio de comunicação, a Internet não uma revolução como muitas vezes se anuncia, mas a ampliação e o aprofundamento de cada uma das possibilidades educativas já permitidas, há muito por meios como a rádio ou a televisão. Mais concretamente, a Internet pode ser usada como: fonte de informação; recurso pedagógico-didáctico; objecto de estudo. Dada a sua natureza digital, interactiva e colaborativa, a Internet tem vindo a ser vista, praticamente desde os seus inícios, como uma espécie de biblioteca universal, em que podemos encontrar tudo o que queremos, desde a informação mais simples à informação mais especializada.

Leigo: Onde precisamente encontramos essas informações?

Serra: Seja nas diversas enciclopédias digitais, nas diversas bibliotecas temáticas, seja nos diversos portais ou ainda nos diversos motores de busca. E podemos descarregar essas informações de forma gratuita.

Leigo: E como é que a Internet pode ser usada dentro das salas de aula?

Serra: A Internet funciona de forma perfeita como fonte de informação – e ponto de partida – dos temas a tratar, de forma mais aprofundada e/ou alternativa, pela própria escola. Neste âmbito, projectos como a Wikipédia ou o Youtube têm vindo a assumir, nos últimos tempos, uma relevância tanto no que se refere à quantidade e qualidade dos recursos disponibilizados como à quantidade dos seus visitantes e utilizadores.

Leigo: E como é que pode ser usado como recurso pedagógico-didáctico?

Serra: Mediante um computador e um projector de vídeo, a exposição do professor ou dos alunos pode apoiar-se nos vários recursos disponíveis na Internet – textos, gráficos, fotográfias, vídeos, etc –, seja de forma directa e imediata, em tempo real quer depois de ser sujeita a determinado tratamento. Ainda é possível utilizar a Internet para disponibilizar aos alunos o conteúdo das aulas. Essa informação pode ser colocada numa página Web ou enviada por e-mail.

Leigo: E como funciona como objecto de estudo?

Serra: À semelhança do que acontece com os outros media, a Internet é ou deve ser objecto de estudo e análise não só nas disciplinas criadas para a promoção da chamada literacia informática – como é o caso das disciplinas de Tecnologias de Informação e da Comunicação – mas também em disciplinas de âmbito mais geral como a sociologia, a antropologia, a economia, o português, etc, que procuram estudar as diversas questões da informação e da comunicação, em particular, os funcionamentos e efeitos sociais próprios das TICs. As características específicas da Internet enquanto meio de comunicação faz com que se a considere um meio amigável para a escola e a sua cultura escrita de base humanista.


Referência: SERRA, Paulo. (2007). A internet como recurso educativo:  Texto da comunicação apresentada nas Jornadas Pedagógicas da Covilhã, organizadas pelas Escola Secundária Frei Heitor Pinto e que tiveram lugar no Auditório da Anil, nos dias 2 e 3 de Março de 2007.

Sem comentários:

Enviar um comentário